Dando seguimento a matéria do futebol americano feminino, fomos mais afundo e entrevistamos o time do SP PIRATES, localizado na grande São Paulo. Novo nos gramados, mas com jogadoras de experiência, o SP PIRATES é uma amostra de garra, determinação e vontade de vencer, superando todos os desafios e preconceitos que as mulheres enfrentam em qualquer esporte.
Entrevistamos Taira Monezzi, Presidente e Andressa Puodzius, Capitã Defensiva do time, nos contando sua história, suas superações e projetos.
Nome, idade, posição em diretoria no time e em campo?
Taira Monezzi, 23 anos, Manager e Fundadora/Presidente do São Paulo Pirates. Atualmente jogo como Defensive End, mas revezo na Offensive Line também.
Como se interessou pelo F.A., e qual o seu grau de instrução sobre o mesmo?
Conheci o Flag através de um amigo meu que joga há anos, desde o primeiro contato com a modalidade achei fantástica e me identifiquei logo de cara. Sinceramente, acho que meu grau de instrução não é dos mais altos, sempre tem algo novo pra aprender e regras que mudam do dia pra noite, mas consigo me virar bem (ou pelo menos eu tento!..rs).
Como surgiu o SP PIRATES, ano, idéia do nome e no que se baseou para monta-lo?
Quando conheci o Flag, entrei em uma equipe feminina e fiquei lá por um tempo, o SP Spartans. Por motivos variados, decidi sair... Mas como não queria parar de jogar resolvi montar o SP Pirates.
O time surgiu em Setembro de 2009... Algumas meninas do mesmo time resolveram sair e vir comigo também, mais meninas de outros times e algumas que nunca jogaram vieram e cá estamos. O nome foi bem fácil escolher, porque eu gosto muito da temática “Pirata”, da história, cultura e de toda a parte lúdica desse nome... Incorporamos muitas coisas desse tema no nosso time, e pra mim é uma satisfação enorme poder juntar coisas que eu gosto em uma só.
Como está seu grupo hoje, número de jogadores, comissão técnica, diretoria, como funciona a organização?
O time tem poucos meses de vida, estamos engatinhando ainda. A organização é bem simples e ainda não temos muitos níveis hierárquicos definidos. Temos aproximadamente 20 jogadoras, 1 Coach -Fábio, Capitã de Defesa -Andressa, Capitã de Ataque -Mari, Acessora de imprensa – Gizão e a Manager/Presidente, que sou eu.
Como funcionam a seleção de suas jogadoras?
Como funciona? Ela não existe, simples assim. Não existem seleção, nem draft, nem peneira. Força de Vontade é o único requisito. Se a garota esta disposta a jogar, então está dentro do time.
Além da modalidade flag, já interessou a vocês jogar a modalidade tackle?
Não. Tackle por enquanto não esta nos planos do Pirates, temos uma jogadora que faz parte da seleção brasileira feminina de tackle, e nos orgulhamos muito disso... Mas por hora, o flag é o foco principal do time.
Cerca de quantos jogos disputados vocês tem?
Apenas um, um amistoso contra o Rhynos Ladies que aconteceu em Novembro e 2009.
Novos projetos para o time?
Estamos avaliando agora a nossa participação em um torneio feminino que haverá em Março. Mas certeza mesmo será o torneio feminino oficial em Junho ou Julho organizado pela LPFA.
Divulgação:
Quero agradecer aos Corsários pelo convite e aproveitar para convidar qualquer garota interessada em Football a participar de um treino, será muito bem vinda! Qualquer dúvida, estou a disposição!
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12720761567447016641
Msn: tairamonezzi@hotmail.com
Nome, idade, posição, tempo de esporte e passagem por outros times?
Andressa Puodzius Rocha, 18 anos, já joguei como Center (C) e Guard (G)... atualmente jogo como Defensive End (DE), pratico o esporte a 2 anos, passei pelo Palmeiras Locomotives Feminino e atualmente jogo pelo Sp Pirates.
Como conheceu o SP PIRATES? E a quanto tempo está nele?
Conheci por uma comunidade no orkut, estou nele desde o inicio, podemos dizer que a 5 meses.
Nos dê uma descrição sobre o seu time sobre a evolução desde quando entrou e até hoje?
A garra e a força de vontade das meninas, eu já conhecia o esporte mas muitas que entraram no começo nunca tinha jogado ... e a garra que elas tiveram e que só vem aumentando até os dias de hoje faz com que elas dêem de 10 x 0 em muita veterana no F.A por ae, um grande exemplo de garra e força de vontade é a nossa Guard (G), Elâine.
A equipe do ABC CORSÁRIOS BLOG-FOOTBALL Agradece ao SP PIRATES pela entrevista concedida, GO FOOTBALL!!!
[Alex Moura]
Parabéns meninas, continue com esta força de vontade que com certeza em pouco tempo serão o melhor time de flag feminino do BRASIL!!!
ResponderExcluirabs
Aeeeeee, gostei desse Suino, isso mesmo!
ResponderExcluirForça de vontade time, eu sei que cresceremos bem mais, como a Taira disse ainda estamos engatinhando e temos tudo pra dar certo.
E aproveitando, agradeço ao ABC Corsários pela oportunidade de reconhecimento do nosso time diante essa matéria.
Qualquer coisa tamos aeee meninos!
Beijões!
Piratas sempre piratas, tanto mulheres quanto homens, mais sempre piratas ^^
ResponderExcluirÉ o FA crescendo em ambos os sexos... muito bom!! Parabéns meninas; e meninos tb
ResponderExcluirabraço,
Football Lover
Isso aeeeeee! Viva a força da mulher até no futebol americano! :)
ResponderExcluirÉ o esporte crescendo cada dia mais no Brasil, passando por todos os obstáculos!
ResponderExcluirParabens meninas pela força, garra e determinaçao.
Parabéns Corsários, pela matéria, pelo maravilhoso blog e pelo excelente time que temos.
Go Pirates!
Go Corsários!
olá pessoal!
ResponderExcluirquero convidar a cominidade dos corsários para participarem da programação de FA que lançamos em nossa rádio web. estamos entre os 10 melhore webradios e vocês são bem vindos.
Quem nos ajuda a colocar player da radio no seu blog ganha uma vinheta de patrocinador em nossos programas aos domingos.
entre em contato conosco.
popmixbrasil@hotmail.com
abração ae!!!!
Eloir
ResponderExcluirEsporte crescendo mesmo, queria agradecer aos Pirates pela entrevista e ao nosso marketeiro Alex Moura que sempre mantém esse maravilhoso Blog atualizado com materias interessantes.
Yo-Ho.