terça-feira, 30 de março de 2010

Offensive Line ( Linha Offensiva)


Caros Amigos/Leitores, venho apresentar a vocês sobre um pouquinho do que eu mais gosto no F.A. e me dedico todos os dias ao longo da semana, para basear o meu time. A Offensive Line (O-Line), para os leigos, a O-Line se constroi por cinco jogadores, dentro do time de ataque com a principal função de proteger o Quarterback (Lançador), evitando a passagem da defesa, dando tempo ao QB para fazer o lançamento sem riscos, o preservanto ao longo do jogo.

A Offensive Line, possui jogadores de caracteristicas de mais força e peso. Suas formas de bloqueios são sempre com a palma das mãos abertas, somando as forças das pernas, lombar e braços, tendo maior sustentabilidade para conseguir efetuar um bom bloqueio.

As Posições da O-Line são as Seguintes:

Center (Central)
Guardians (Os que ficam ao lado do Central)
Tackles (Que são os que ficam nas pontas

Aí especificamos por lado, por exemplo:

RT: Right Tackle (Tackle da Direita)
RG: Right Guardian (Guardian da Direita)
C: Center (Sempre Centralizado)
LG: Left Guardian (Guardian da Esquerda)
LT: Left Tackle (Tackle da Esquerda)

O Ataque funciona basicamente de duas formas para efetuar os pontos, passando ou correndo, e isso muda e muito sobre a O-Line, por exemplo:

Em uma situação de passe, a O-Line deve proteger o Quarterback com um tempo rasoável para ele efetuar o passe, a O-line tem de proteger,  geralmente nas jogadas, de 6 a 10 segundos, para um passe com maior prescisão, mas podendo avançar somente 5 jardas, se não seu time é punido com uma falta. Já na situação de corrida, existe várias possibilidades e funções a cada um da O-Line, como por exemplo, dois jogadores bloqueiam um adversário, algum jogador da O-Line saí para fazer uma proteção de corrida, e como o caso é de corrida, não tem nenhum limite para o jogador da O-Line correr no campo todo.


Todo jogador da O-Line é impossibilitado de receber a bola, a não ser que o ataque passou a bola, a defesa adversária recuperou e perdeu novamente para um jogador da O-Line. Ou em outro caso o ataque lança a bola, bate em alguém da defesa, e o Lineman (Jogador da O-Line) pega a bola, do contrário o árbitro considera com jogador ilegível, e anula a jogada.

Jogar na Offensive Line não é mesmo para qualquer um, você tem sempre os treinos mais duros, tanto de força como agilidade. A O-line é como se fosse uma família dentro do ataque, por que se um falhar, falharão todos, e se um acertar, acertarão todos, se um cair, você o levanta, e quando você cair, te levantarão. 


A uma série de situações para quem joga na O-Line, que são pontos essenciais para brilhantes bloqueios, como por exemplo o "Pancake" (Um contato único de força, que é definido pela queda do seu adversário, o anulando praticamente da jogada, pois não haverá tempo de se levantar e prosseguir a jogada), Um pancake para nós "O-Lineanos" é considerado o trabalho mais que bem feito, pois você anulou um homem do jogo, ou seja estamos em vantagem, assim o Lineman poderá ajudar seu companheiro, facilitando o tempo para a proteção do Quarterback.
 

Aqui uma sátira de uma oração que fala um pouco do ataque, para quem entende um pouco mais de F.A.

Jogada nossa que está com o QB,
santificada seja vossa O-Line,
venha a nós o snap perfeito,
seja feito o first down,
tanto no passe como na corrida.
O field goal nosso de cada dia convertei hoje,
perdoai as nossas faltas bobas,
assim como acertamos pancakes nos jogadores da defesa,
e não deixeis ocorrer sack nem interceptação.
E dai-nos o Touchdown.
Break!!!

Para quem não entende muito, mais se interessa por F.A., aqui vai a dica de um glossário sobre o nosso querido esporte:
http://www.nflbrasil.com.br/huddleinsider.htm

E como não poderia faltar, aqui vai uma foto da minha O-Line do ABC Corsários, Faltaram alguns, mais vale apena postar...
 


André RT  -  Suíno RG  -  (Eu) Alex C  -  Pupo LG  -  Pankeka LT

"Os jogadores de linha são motivados por uma série de razões muito mais complicadas e determinantes do que o simples medo de serem humilhados publicamente, que é o que motiva os backs e recebedores."

[ Alex Moura ]

terça-feira, 23 de março de 2010

Diel, Um Quarterback Brasileiro.

 Diel, é um dos 5 Quarterbacks do time do ABC Corsários, time de tackle de São Paulo. Em poucas palavras Diel é esforçado, valente, aplicado e disciplinado. Com 31 anos, em plena forma, ele põem respeito e medo em seus adversários, segue para vocês um bate bola com esse exemplo de QB.


Nome e idade: Jardiel de Brito Rodrigues "Diel" , 31 anos.
Posição: Quarterback
Tempo de futebol americano: 2 anos e meio
Times que passou: Santo André Werewolves, Mauá Black Bears e ABC Corsários
Time da NFL: New Orleans Saints

Como conheceu o ABC Corsários:
Antes mesmo do time começar conversando com o Thiago "Uruk", nosso Head Coach, disse se quiser começar como quarterback estamos juntos.

Fale sobre o projeto do ABC Corsários:
 Um projeto muito bom e era o que faltava para um time de football do abc para poder entrar para o cenário de football de São Paulo e do Brasil

Seus objetivos no time:
Poder crescer, fazer história e poder ajudar a galera com os conhecimentos que estou adquirindo.


Agradecimentos:
Em 1º lugar agradeço a DEUS !!!  A todos os qbs que me ajudaram a ser o que sou hoje entre eles Duda Duarte qb do Botafogo Reptiles e um grande amigo, Kevin que era do SIlver Bullets e do Storm, Vinny que jogou no Palmeiras Locomotives e o Denis Prants hoje no Cuiaba Arsenal com leituras, mas onde aprendi muito foi em alguns treinos no Palmeiras Locomotives com o Vinny e o Karl e pude dar continuidade hoje no ABC Corsários.
Ao WR Paulinho do Steamrollers que também me deu muitas dicas e claro a toda a galera do Palmeiras Locomotives pela atenção e recepção que tiveram comigo e por ter a oportunidade de jogar para eles no RJ contra o Mamutes e a todos companheiros de time onde aprendo com todos eles.
A galera das antigas os Qbs LZ, Kakko e a galera da defesa que me ajudam muito até hoje o, SS Doug, o Coach Uruk, meu brother Alemão, os LBs Elton e Glauco, CB Caio, RB Pimps, WR Douglas e meu Sempre Center Alex !!! 



A palavra é sua:

Galera para ser um quarterback tem que correr atrás tem que estudar muito football, ver muitos videos, fazer um bom aquecimento, estudar tanto os seus companheiros de times quanto os times que vai jogar contra, saber ler a defesa antes e pós snap aproveitar as janelas para dar um passe saber quem é seu jogador para  poder forçar um passe, e saber explorar a habilidade de seu jogador contra uma deficiencia de um marcador da defesa, tipo um mais rapido contra uma mais lento, filmar treinos e assistir para ver o que pode ser melhorado conversar sempre com jogadores de outras posições para adquirir mais dicas, ter sempre uma carta na manga para quando uma jogada não da certo e ser muito tranquilo e passar confiança para o seu time e nunca pensar que sabe de tudo pois até hoje eu troco experiências e peço algumas dicas ou seja sempre aprendendo pois jogar 2 anos e meio nessa posição ainda é muito pouco e nunca encher a cara e ficar na noitada para ir treinar ou jogar no outro dia mas é isso aí WHO DAT!!! e GO Corsários.

[Alex Moura]